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A tentar comer saudável

por Maria Popia, em 14.04.15

heart-health-foods.jpg

Se como eu viram aquela bela reportagem da sic , "Somos o que comemos" (a menina deixa aqui o link para verem ou reverem, vale mesmo a pena) sabem que é impossível ficar indiferente.

Acho que esta coisa da comida saudável, do exercício físico e da crescente preocupação com o nosso bem-estar é uma excelente moda. Apesar de achar que muito boa gente faz só porque está na moda e não porque acredita realmente que deve mudar os hábitos. Mas pronto isso fica para uma próxima discussão.

Desde há uns tempos para cá que deixei de ter em casa vários alimentos ou bebidas que sei que não são das melhores. Refrigerantes, coisas muito açúcaradas ou muito salgadas, entre outros (eu bem que queria abolir o chocolate mas não consigooooo!).

Deixei de beber café com açúcar, comer manteiga nas torradas, beber sumos às refeições e evito ao máximo pizzas e fast food. Ah e uma das minhas grandes conquistas que foi deixar de comer pão branco. Um grande viva a quem inventou o pão oroweat (é tãããão bom!!).

Para mim a maior dificuldade em escolher comida saudável é mesmo nas compras. É-me muito difícil saber o que devo comprar para comer quando me dão aqueles ataques de fome entre as refeições. E depois aqueles snacks de frutos secos e afins são caros e não me "matam" a fome.

Outra dificuldade é a noite. Não costumo fazer jantar, trabalho o dia todo e à noite a última coisa de que tenho vontade é de estar com grandes pitéus. Por isso acabo por comer um iogurte, ou fruta ou pão de sementes com qualquer coisa. Mas não me parece que seja o mais acertado, porque fico com fome.

E ando com muitas saudades do ginásio. Mas não estar inscrita num ginásio não é desculpa para não praticar exercício. Todos os dias penso em ir correr depois do trabalho, mas a preguiça acaba sempre por levar a melhor. Bolas, que me irrito comigo mesma.

Tentar comer melhor e não acompanhar com exercício não me parece que faça grande diferença, digo eu que não percebo mesmo nadinha disto. Mas pronto teremos de começar por algum lado.

Algumas dicas desse lado?

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19 comentários

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De Fatia Mor a 14.04.2015 às 18:23

O meu problema é à noite. Depois de despachar as fatias, as pôr na cama, andar num corrupio sento-me e a fome senta-se comigo. Por isso, a melhor solução para mim é nunca ter nada em casa. Mas ainda hoje comprei uns biscoitos e cheira-me que vamos namorar muito lá para as onze da noite: eu e o pacote!
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De Maria Popia a 15.04.2015 às 10:36

Aahahaha e que tal foi esse namorico?
Pois a minha técnica também é não ter nada dessas coisas em casa, mas às vezes caímos em tentação.
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De Fatia Mor a 15.04.2015 às 18:54

Oh foi uma paixão intensa que nos consumiu, especialmente ao pacote... Foi quase todo!
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De Gustavo Castro a 17.04.2015 às 11:39

Também ando sempre a tentar comer saudável e a principal dificuldade são mesmo as compras. A maior parte dessas sementes são bastante caras e por isso acabo sempre a comer aquilo que não devo. Por isso nessa frente ainda não encontrei solução. Mas em relação à noite, para mim, a melhor solução é sopa e uma sande. Fico sempre bem e não sinto grande necessidade de comer mais nada. Pelo menos comigo resulta, fica a dica :)
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De Maria Popia a 17.04.2015 às 12:31

Obrigada Gustavo :)
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De Manual da Moda a 17.04.2015 às 12:48

Ai como compreendo este dilema...Não soubesse eu que não escrevi estas palavras e juro que reclamaria por plágio: conteúdo, pontos e vírgulas.

A minha mais recente mudança também foi abolir com todos os alimentos ditos de 'engorda' para quando cair a noite também não cair a tentação de prevaricar.

Beijinhos
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De Maria Popia a 17.04.2015 às 13:08

Um grande beijinho para vocês também
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De m-M a 24.04.2015 às 10:26

Eu alterei a minha alimentação para mais saudável quando me mudei para Lisboa.
Sem modas, mesmo por motivos de saúde (eu e as minhas alergias).

Pão integral ao peq. almoço e só 1x por dia.
Sopa (sem batata) com pelo menos 5 tipos de legumes, todos os dias.
Mais água (em forma de chá com pouco açucar).
Sumos nem me lembro.
Vinho só quando jantao fora.
Mais peixe.
Uma refeição vegetariana por semana.
Leite de soja ou de amendoa.
Doces só o "da praxe" depois de jantar.
Trago refeições para o trabalho.
Caminho 50 minutos por dia.

Resultado: não emagreci ahahah engordei. Maaaaaaaas não tenho tido crises alérgicas nem crises epiléticas.
E isso sim é viver mais saudável :)

Recomendo o truque do panelão de sopa (que dure 4 dias) para as refeições à noite, é o que eu faço (mais o iogurte e queijo) :)
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De Maria Popia a 24.04.2015 às 11:06

Obrigada pelas dicas! :)
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De palpites_e_tal a 24.04.2015 às 11:26

Olá!

Pela tua descrição ou:
a) tens um metabolismo acelerado (e isso é bom)
b) não comes o suficiente durante o dia e por isso chegas a casa à noite tens sempre fome.

Ou como eu, tens os 2. Ter uma metabolismo acelerado é bom, é sinal que queimas muitas calorias, mas também quer dizer que uma sopa ou punhado de frutos secos não enche barriga.
É importante comeres melhor entre as refeições para chegares à noite e não teres tanto apetite. Por exemplo come um iogurte natural com um punhado de frutos secos (não comas só os frutos) - ou um babybel light e uma banana. À noite tens de comer mais qualquer coisa. iogurte não chega e para mim sopa tb não. Fruta então não é mesmo a melhor opção. Deve ser ingerida durante o dia.
bj
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De Maria Popia a 24.04.2015 às 12:22

Olá! e muito obrigada pelas sugestões
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De Ana Rita a 24.04.2015 às 11:46

Se morar num prédio, é um boa opção subir as escadas mais do que uma vez. Suba, desça e volte a subir. Vai querer tanto chegar a casa que não lhe vai custar nada ;)
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De Maria Popia a 24.04.2015 às 12:25

Por acaso até utilizo bastante as escadas em vez do elevador. Não sei se as minhas perninhas iriam aguentar tanto sobe e desce até ao 3 andar...mas é uma boa dica
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De Anónimo a 24.04.2015 às 12:23

Fácil só falta a força de vontade...a fome à noite reflete a falta de comida, comer de 3 em 3 horas, começar a manhã com um ótimo pequeno almoço,comer a meio da manhã, almoço, lanche, jantar é fundamental. Não esquecer levar calçado confortável e aproveitar 30 minutos para caminhar.
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De camellia a 24.04.2015 às 13:43

Olá! Concordo inteiramente contigo, esta moda do exercício e da alimentação saudável só nos traz vantagens, a todos os níveis. Todos os dias tenho a preocupação em seguir uma alimentação equilibrada, é algo que tem contribuído bastante para o meu bem-estar. Sinto-me muito melhor quando me alimento de forma saudável. Em relação ao exercício o que te podia aconselhar é fazeres alguns exercícios em casa. Existem vários vídeos que te podem ajudar a iniciar uma rotina mais activa. Do que tenho lido penso que de manhã antes de ir trabalhar poderá ser um boa opção, até para iniciar o dia com mais genica !
Espero ter ajudado =)
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De Maria Popia a 24.04.2015 às 14:07

E ajudou com certeza. Obrigada!
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De ZE a 24.04.2015 às 15:17

so para avisar os vegetarianos

ficam a saber que o SEITAN e outros processados e etc dado que não solidificam naturalmente tem GESSO na sua composição
ISTO NÃO É PIADA INFORMEM-SE
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De Happy & Healthy a 24.04.2015 às 15:25

Já foi uma grande transformação! PArabéns!

Tenho muitas dicas no meu blog, se quiseres lá passar ;)

http://happyandhealthy.blogs.sapo.pt/

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